A vitamina verde ou green smoothie basicamente é composta de frutas e verduras e é a maneira mais deliciosa de ingerir uma boa quantidade de verduras e fibras e ainda assimilar os nutrientes facilmente, pois para liquefazer uma verdura como faz um liquidificador , teríamos muuuuuiiito trabalho... Sem falar em nossos dentes que devido a gerações e gerações de má alimentação, não estão lá grande coisa!
A criadora do green smoothie é Victoria Boutenko, referência mundial em alimentação natural. Após anos de vivência e experiência com a alimentação crua, Victoria sentiu que ela e sua família tinham chegado a um ponto aonde não observavam mais os resultados relevantes na saúde geral como no início da adoção da dieta, chegando inclusive a perceber sintomas de envelhecimento como cabelos brancos e verrugas.
Victoria começou a pesquisar sobre nutrição e chegou a conclusão de que as verduras são os alimentos que mais satisfazem as necessidades nutricionais do ser humano e era justamente que consumiam em menor quantidade na sua alimentação. Sem saber muito bem qual seria essa quantidade ideal de consumo, Victoria pesquisou a alimentação dos nossos parentes mais próximos, os chimpanzés, para constatar que as verduras representam 40% de sua alimentação, o que equivaleria a dois maços de verdura por dia!
Victoria tentou consumir as folhas verdes cruas como fazem os chimpanzés em vão, pois tinha fortes náuseas e sintomas de indigestão. Pesquisando mais, descobriu que a celulose, uma das estruturas moleculares mais resistentes do planeta, é o principal componente das verduras, e que está ali justamente para proteger as plantas dos agressores externos, garantindo sua sobrevivência. Aí estava a razão das náuseas e má digestão! Detectado o problema, Victoria concluiu que para ter acesso à grande fonte de nutrientes das folhas, era necessário quebrar essas moléculas e aí entra em cena o mastigador, mais conhecido como liquidificador.
Na primeira experiência, Victoria bateu as verduras puras com água e não conseguiu beber a mistura intragável. Após uma breve reflexão, adicionou algumas bananas e bateu novamente e para seu deleite a mistura ficou deliciosa e de fácil digestão.
Após cerca de um mês de consumo, ela se sentia mais energizada, suas unhas se fortaleceram, sua visão ficou mais aguçada e até o seu marido percebeu que seu bigode e barba começaram a crescer mais pretos.
Após divulgar para amigos e conhecidos sua descoberta, ela promoveu uma verdadeira onda verde e cada vez mais pessoas aderiram e continuam aderindo às deliciosas vitaminas.
Faça o teste!
Receita extraída do livro “12 passos para o crudivorismo” de Victoria Boutenko
- 1 xic de chá de morangos
- 2 bananas
- 6 ou 7 folhas de alface
- 2 xic de água
Bata no liquidificador até adquirir uma consistência cremosa.
Dicas:
- Dê preferência a frutas e verduras orgânicas
- Não bata por mais de 40 segundos
- A consistência deve ficar totalmente cremosa sem pedacinhos de folha boiando
- Conforme for integrando os green smoothies na sua rotina diária considere adquirir um liquidificador potente de pelo menos 600W, pois ele provavelmente passará a ser o equipamento mais utilizado na sua cozinha (eu uso mais do que o fogão...)
- Vale por um café da manhã!
Nenhum comentário:
Postar um comentário