segunda-feira, 11 de março de 2013

A origem dos ovos de Páscoa


Enfim ela chegou..a Páscoa

Uma das melhores épocas do ano está pertinho!
A Páscoa é uma época que traduz o renascimento, uma festa em família e saborosa, com o tradicional Bacalhau na Sexta-Feira da Paixão e os irresistíveis Ovos de Páscoa.


Você sabia que os ovos de chocolate ou ovos de Páscoa são uma tradição milenar relacionada ao cristianismo. Costumava-se pintar um ovo oco de galinha de cores bem alegres, pois a Páscoa é uma data festiva que comemora a ressurreição de Jesus Cristo, sendo o ovo um símbolo de nascimento. Outros povos como os gregos e os egípcios também coloriam ovos de galinha, porém em datas diferentes.
O ovo é símbolo bastante antigo, anterior ao Cristianismo, que representa a fertilidade e a renascimento da vida. Muitos séculos antes do nascimento de Cristo, a troca de ovos no Equinócio da Primavera (21 de Março) era um costume que celebrava o fim do Inverno e o início de uma estação marcada pelo florescimento da natureza. Para obterem uma boa colheita, os agricultores enterravam ovos nas terras de cultivo.
Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a cultura pagã de festejo da Primavera foi integrada na Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo.
Colorir e decorar ovos são um costume também bastante antigo, praticado no Oriente. Nos países do leste europeu, os ortodoxos tornaram-se grandes especialistas em transformar ovos em obras de arte. Da Rússia à Grécia, os ortodoxos costumam pintar os ovos de vermelho. Já na Alemanha, a cor dominante é o verde. A tradição é tão forte que a Quinta-feira Santa é conhecida por Quinta-feira Verde. Na Bulgária, em vez de se esconder os ovos, luta-se com eles na mão. Há verdadeiras batalhas campais. Toda a gente tem de carregar um ovo e quem conseguir a proeza de mantê-lo intacto até ao fim será o mais bem sucedido da família até à próxima Páscoa.
Das tradições da Europa Oriental, o hábito passou aos demais países. Eduardo I de Inglaterra oferecia ovos banhados em ouro aos súditos preferidos. Luís XIV de França os mandava pintados e decorados, como presentes. Isso iniciou a moda de fazê-los artificiais, de madeira, porcelana e metal, contendo alegras surpresas aos presenteados. Seu sucessor Luís XV presenteou sua amante 33 anos mais jovem, Madame du Barry, com um enorme ovo, o qual continha em estátua de Cupido. Essas tradições inspiraram também Peter Carl Fabergé na criação dos famosos e valiosos Ovos Fabergé..
Os ovos de chocolate vieram dos Pâtissiers franceses que recheavam ovos de galinha, depois de esvaziados de clara e gema, com chocolate e os pintavam por fora. Os pais costumavam esconder ovos nos jardins para que as crianças os encontrassem na época da Páscoa. Com melhores tecnologias, a partir do final do século XIX, se difundiram os ovos totalmente feitos de chocolate, utilizados até hoje.
Uma delicia os ovos de chocolate, principalmente os recheados.
Para que tem restrição à açucar pesquisamos uma receita de um Ovo Diet.




Vamos a receita.

Ingredientes

·         * 500 g de chocolate diet (sem açúcar) ao leite
·         * 100 g de proteína de soja texturizada torrada
·         * 50 g de amêndoas sem pele, torradas e moídas grosseiramente

Recheio

·         * 100 g de frutas mistas desidratadas

Montagem:

·         * 2 formas para ovo de Páscoa médias

Modo de Fazer:
Raspar o chocolate com uma faca serrilhada. Colocar em uma vasilha e derreter em banho – maria. Apagar o fogo e mexer com uma colher de pau até obter uma consistência homogênea. Espalhar o chocolate derretido sobre pedra – mármore, com ajuda de uma espátula, movimentando-o constantemente até a massa ficar morna. Colocar em uma vasilha e juntar a proteína de soja texturizada e as amêndoas. Misturar bem até obter uma massa homogênea.
Montagem: Verificar se as fôrmas estão secas e sem resíduos de gordura. Com as costas de uma concha pequena, aplicar uma camada fina da massa de chocolate em todo o interior de cada fôrma. Levar à geladeira por 5 minutos. Retirar da geladeira e aplicar uma segunda camada da massa de chocolate. Repetir esse procedimento mais 3 vezes. Engrossar as bordas com uma camada extra de chocolate, evitando que o ovo quebre ao desenformar. Deixar secar por 12 horas. Retirar da forma e embrulhar cada parte em papel laminado colorido. Rechear com as frutas desidratadas, fechar o ovo e embrulhar com papel celofane.

Pronto!

Você terá um ovo diet saboroso e poderá comemorar sua Páscoa sem culpa!

Uma ótima Páscoa a todos!


Receita extraída do site: Receitas com Amor
História sobre Ovos de Páscoa extraída do site:Wikipédia-A enciclopédia livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário