terça-feira, 28 de junho de 2011

Nosso novo serviço de barista e algumas curiosidades sobre o café


Um pouco de história

A história do café começou no século IX. O café é originário das terras altas da Etiópia (possivelmente com culturas no Sudão e Quênia) e difundiu-se para o mundo através do Egito e da Europa. A palavra "café" é da palavra árabe Kahoua ou qahwa, que pode ser traduzido como "vinho", devido à importância que a planta passou a ter para o mundo árabe. e designa: o fruto do cafeeiro; lugar público onde se tome café ou outras bebidas; cor café, um marrom escuro que lembra o grão de café torrado.



Uma lenda conta que um pastor chamado Kaldi observou que suas carneiros ficavam mais espertas ao comer as folhas e frutos do cafeeiro. Ele experimentou os frutos e sentiu maior vivacidade. Um monge da região, informado sobre o fato, começou a utilizar uma infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava.



Existem outras narrativas que falam sobre um fanático religioso expulso de Moca que se refugiou nas montanhas da Arábia. Ele provou alguns frutos estranhos que cresciam num arbusto. Como eram amargos, ele tentou melhorar o sabor tostando-os sobre o fogo. Isso os tornou quebradiços, e ele tentou amolecê-los na água, e quando a água na qual os grãos estavam imersos se tornou marrom, ele bebeu e descobriu como aquilo era bom e revigorante. Isso foi lá pelos idos do século treze. Muito antes disso o café crescia à vontade na Abissínia.
O conhecimento dos efeitos da bebida disseminou-se e no século XVI o café era utilizado no oriente, sendo torrado pela primeira vez na Pérsia.

O café, até o final do século dezessete, vinha totalmente da Arábia e era conhecido como Moca, o nome da cidade de sua origem. Mais ou menos naquela época, espertos mercadores holandeses, percebendo a crescente demanda e as perspectivas de um novo comércio, induziram seu governo a experimentar a plantação de café nas possessões das Índias Orientais Holandesas. O governador da Ilha de Java distribuiu sementes em várias partes da Ilha e devido à fertilidade do solo e as condições climáticas favoráveis, logo as plantas se desenvolveram. De Java, o café espalhou-se para as Índias Ocidentais e finalmente para a América do Sul e Central, onde o clima era particularmente propício ao rápido desenvolvimento do cafeeiro. Ali o seu cultivo foi feito de maneira extensiva, até agora, e provavelmente 90% de todo o café cultivado vem do Hemisfério Ocidental.



Assim o centro da produção se mudou do antigo mundo para o novo e, com um começo promissor, o café atualmente é uma das produções mais rentáveis do comércio mundial. O consumo chega a 2 bilhões de quilos, dos quais cerca de 57% são fornecidos pelo Brasil. Os Estados Unidos lideram como país consumidor de café, com cerca de metade de toda a quantidade consumida mundialmente. O consumo per capita excede 7 quilos por ano.

As casas de café



As primeiras cafeterias surgiram em Meca, conhecidas como Kaveh Kanes. Nos centros religiosos muçulmanos, o consumo de bebida alcóolica era proibido e os Kavehs se popularizaram como casas onde era possível passar a tarde conversando, ouvindo música e tomando café. Com o passar dos anos, no Oriente, as cafeterias se tornaram famosas pelo luxo e suntuosidade e pelos encontros entre comerciantes para a discussão de negócios ou reuniões de lazer.

O Café na Europa

O consumo de café na Europa remonta ao final do século XVII, quando os turcos chegaram a Veneza. Os otomanos já tinham o café como um de seus hábitos e o produto passou também a ser apreciado pela população local. Porém, os otomanos tomavam café por infusão: jogava-se água fervente em uma xícara, na qual havia café moído. Com o sabor que não agradava o paladar de todos, buscou-se inovações no preparo do produto.

No final do século seguinte, François Antoine Descroisilles, um farmacêutico francês, inventou a cafeteira, que possuía dois recipientes separados e que permitia que um filtro ficasse entre a água e o café. Anos mais tarde, Antoine Cadet de Vaux, um químico francês, inventou a cafeteira de porcelana. Outra revolução na forma de fazer café só foi observada no final da segunda guerra mundial, quando Achille Gaggia, inventor italiano, criou a máquina de café.

O barista

A profissão de barista surgiu por volta dos anos 1950, quando surgiram as máquinas de café na Itália.

Capuccino com Nutella


As pessoas passaram a prestar mais atenção, degustar, avaliar, questionar e saber onde há os melhores cafés. Locais onde há um profissional especializado na arte de preparar o café passaram a ser preferidos pelos consumidores.

Café Mocha


Café Bombom


Receita

Ingredientes:

- 1 xíc de café espresso (ou café bem forte)
- 1 xíc de leite condensado (normal ou light)

Despeje numa tacinha ou copo de vidro, para dar o efeito bicolor, o leite condensado e a seguir o café. O café bombom dá um delicioso contraste de amargo com doce.

A latte art



A artesã do café



Artista faz lindas e criativas versões de pinturas clássicas apenas com café e água.
http://coffee-art.com

As formas de consumo do café no mundo

Que o café é, ao lado da cerveja, a bebida mais popular do planeta todos sabem. Contudo, as formas de consumo do produto são tão diversas, que podem fazer com que o tomador mais desavisado tenha grandes surpresas. Veja como o café é consumido em alguns lugares do mundo:

* França: o produto, na maioria das vezes, é bebido juntamente com chicória.

* Áustria: pode-se beber o produto juntamente com figos secos, sendo que em Viena, a capital do país, é uma tradição o oferecimento de bolos e doces para acompanhar o café com chantilly.

* África e Oriente Médio: é comum acentuar o sabor do café com algumas especiarias, tais como canela e cardomomo, alho ou gengibre.

* Bélgica: o produto é servido com um pequeno pedaço de chocolate, colocado no interior da xícara, que será derretido quando entrar em contato com o café.

* Itália: o café expresso preto é servido em xícaras pequenas, acompanhadas de tiras de limão.

* Grécia: o café é acompanhado por um copo de água gelada.

* Cuba: o café é bebido bastante forte e doce, e em um só gole.

* Sul da Índia: o café é misturado com açúcar e leite e servido com doces.

* Alemanha: é servido com leite condensado ou chantilly.

* Suíça: adiciona-se ao café um licor, o "kirsch".

* México: em muitos lugares, o café é oferecido gratuitamente e pode ser consumido em grandes quantidades.

O chamado café americano, como é conhecido no México, é o mais consumido e é uma cópia do que se bebia até poucos anos nos Estados Unidos: aguado e com pouco sabor.

O Café em diferentes línguas

China- Kafei
Dinamarca- Kaffe
Egipto- Masbout
Israel- Kavah, Kaffee
Filândia- Khavi
França- Café
Alemanha- Kaffee
Grécia- Kafes
Hungria- Kave
Itália- Caffe
Holanda- Koffie
Noruega- Kaffee
Portugal- Café
Espanha. Café
Croácia- Kava

Beba o seu café fresco



Para apreciar todos os sabores e aromas de uma chávena de café, é fundamental que a beba imediatamente, de modo a conseguir retirar todo o seu paladar. Se não o fizer, o café perde rapidamente o seu aroma e sabor e será necessário preparar outro. Nesse sentido, nunca deve aquecer um café ou colocá-lo no micro-ondas, dado que ambos dividem o seu sabor original. Se pretender o seu café quente, sem afetar em demasia o seu sabor, é melhor utilizar uma garrafa térmica de aço inoxidável para manter o gosto e o calor do café, pelo menos durante um par de horas.

O café mais caro do mundo



Por pouco mais de mil euros (cerca de R$ 3.500) por quilo, o lote de 2005 do café mais caro do mundo foi colocado à venda ontem pela empresa Kopi Luwak, da Indonésia. Apenas 50 quilos foram produzidos, graças à curiosa forma de seleção do café: são utilizados apenas grãos engolidos, digeridos e depois evacuados por um felino selvagem conhecido como civeta.
"É o café mais raro apreciado do planeta", afirmou Gerard Richardson, proprietário de um café na cidade de Whitehaven, na Inglaterra, e que conseguiu encomendar um quilo do Kopi Luwak.
Os gourmets não se importam com o processo pouco ortodoxo de produção. Como as civetas são animais ameaçados de extinção, o governo da Indonésia não permite que os fazendeiros mantenham os animais em cativeiro. As fezes, portanto, precisam ser recolhidas na mata.
O grão, parcialmente fermentado pelo processo de digestão, é posteriormente torrado e vendido sem ser moído. Algumas distribuidoras vendem blends, misturando o Kopi Luwak a grãos de café tradicionais. Em média, o produto é vendido a 15 libras por quilo (cerca de R$ 72,6).

Links fontes:

pt.wikipedia.org/wiki/Café"
http://www.coffeebreak.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário